Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Festival Caminhos do Cinema Português | Filmes Restart seleccionados

 

A décima-nona edição do Festival Caminhos do Cinema Português vai realizar-se entre os dias 9 e 17 de Novembro e conta com mais de duzentos filmes em exibição. O evento é já uma referência no panorama cinematográfico nacional, sendo responsável pela divulgação da produção cinematográfica portuguesa.

Em exibição nesta edição estarão filmes como Rafa (João Salaviza), A Última Vez Que Vi Macau (João Rui Guerra Mata e João Pedro Rodrigues), Florbela (Vicente Alves do Ó) ou o mais recente filme de Manoel de Oliveira, O Gebo E A Sombra.

Esta edição dos Caminhos do Cinema Português inclui ainda uma secção competitiva de filmes, um curso de produção e criação cinematográfica - Cinemalogia, uma secção dedicada aos mais pequenos - Caminhos Juniores, actividades ao ar livre e concursos. Haverá espaço também para uma retrospectiva do cinema português dedicada ao erotismo, bem como um espaço na programação dedicado ao cinema internacional, onde a Irlanda está em destaque.

 



Para a Restart, as boas notícias vêm da secção Ensaios Visuais, uma secção competitiva de filmes de instituições de ensino. Este ano, duas curtas realizadas por ex-alunos da escola foram seleccionadas para esta secção: Helena Aquática, de Dunya Rodrigues e A Última Sessão, de Diego Ramalho e Gonçalo Costa. Os filmes serão exibidos no dia 12 de Novembro, pelas 15 horas, no Centro Cultural Dom Dinis.

 

Helena Aquática, Dunya Rodrigues


Projecto experimental que propõe recriar manualmente variações de um efeito visual observado na natureza. Esse efeito visual foi criado e montado em sincronia com o tema “Helena Aquática” de Filho da Mãe.

 

A Última Sessão, Diego Ramalho e Gonçalo Costa

 

O cinema King é o último espaço em Lisboa onde se projecta filmes em película. Três dos seus trabalhadores conversam sobre o presente, o futuro, a sua profissão e as suas expectativas, ao longo de uma sessão de cinema.


Parabéns aos seleccionados!